Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Doenças

A SEGUIR UMA LISTA DAS DOENÇAS MAIS FREQUENTES NOS COELHOS:

  • DESINTERIA: São causadas em geral por falhas na alimentação e correm geralmente em coelhos novos na época do desmame. As fezes do coelho são umas bolinhas sólidas e secas.


  • CORIZA: Secreção da mucosa do nariz acompanha por espirros constantes, causadas em geral por mudança bruscas de temperatura, falta de higiene na coelheira e alimentação deficiente.


  • SARNA AURICULAR: De rápido contágio, é causada por dois parasitas que se instalam dentro do ouvido do coelho. Aparece uma forte irritação no ouvido, seguido de inflamação e formação de uma secreção espessa que aumenta fechando totalmente o ouvido do animal.


  • CONJUTIVITE NOS COELHOS NOVOS: Ataca os olhos dos coelhos novos devido ao forte cheiro de amoníaco que se desprende da urina e excrementos. Há nos olhos um corrimento seroso e amarelado. Isto se dá devido a falta de higiene.


  • TORCICOLO OU PESCOÇO TORTO: Os coelhos apresentam-se de um dia para o outro com a cabeça totalmente virada. Se os coelhos não estiverem atacados pela sarna auricular a origem disto é alimentar, pela deficiência da vitamina B na ração.


  • TOXOPLAMOSE: É uma doença de rápido curso cuja transmissão é feita por pulgas e piolhos. Manter o coelho afastado de outros animais domésticos, como gatos e cães. É muito contagiosa entre os coelhos.


  • PASTEURELOSIS OU SEPTICEMIA HEMORRÁGICA: Esta doença é muito contagiosa e produz muita mortalidade entre os coelhos. Apresentam diarréia sanguinolenta e convulsões com manifestações paralíticas. Sai um liquido sanguinolento das fossas nasais do animal.Geralmente manifesta-se em locais de pouca higiene, onde o criadouro está localizado juntos com aves, porcos e outros animais.


  • INDIGESTÃO: É ocasionada por excesso de alimentação e excesso de ingestão de verduras que fermentaram. Pode também ser ocasionada por ingestão de plantas tóxicas. O ventre fica inchado, o abdômen endurecido, a animal pode vomitar, fica inquieto e não come.


  • MIXOMATOSE: É uma das doenças mais graves que atacam os coelhos e é altamente contagiosa. Sintomas: Aparece um corrimento nasal que vai aumentando e dificultando a respiração do coelho. Os olhos ficam inflamados e inchados com secreção purulenta. Logo aprece pequenos tumores que vão se espalhando pela boca, base da orelha, nariz e lábios, que vão se estendendo por toda a cabeça, deixando-a muito inchada. Sua transmissão é feita por mosquitos e pulgas.


  • SAÚDE: Os principais sinais de um animal saudável são: pêlo macio, orelhas levantadas, olhos claros, respiração silenciosa, sem crosta em volta do focinho, olhos, e nas bordas das orelhas, ou com uma massa de sujeira por dentro. Coloque-os no chão e deixe-os saltar para avaliar os membros, verifique o ânus para ver se tem fezes grudadas causada pela diarréia, o que é freqüente nos coelhos jovens. Verifique o estômago (abdômen) do animal. Deverá senti-lo mole, porém macio: se senti-lo esponjoso pode ser indício de problemas intestinais.Verifique se os coelhos fungam.As patas da frente sujas e/ou focinho sujo podem indicar uma doença respiratória (pasteurellose), porque os animais limpam o focinho com as patas dianteiras.


  • OUTRAS DOENÇAS: São mais comuns doenças de pele, queda de pêlo, doenças respiratórias, cardíacas, desidratação, diarréia, e doenças causadas por estresse e solidão.As doenças dos coelhos não são transmissíveis aos humanos.

CONSULTE SEMPRE UM VETERINÁRIO COM ESPECIALIZAÇÃO EM ANIMAIS SILVESTRES OU UM CRIADOR.

  • Cuidados especiais


  • Não expor o animal a temperaturas extremas! 
Coelhos são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, ao frio e calor excessivos, a correntes de ar e a locais úmidos. Cubra a gaiola em dias muito frios deixando uma abertura para a circulação do ar, em dias muito quentes procure um local mais fresco para a gaiola e coloque um azulejo no fundo da gaiola para que seu coelho possa deitar e se refrescar.


  • Não expor o coelho a barulhos fortes!
Barulhos fortes como marteladas, uso de máquinas, etc podem assustar o coelho, levá-lo ao estresse e até à morte. Procuro mantê-lo longe de muito barulho.

  • Nunca levantar o coelho pelas orelhas!
Não se levanta NUNCA um coelho pelas orelhas. Este procedimento pode acarretar lesões e fraturas. Pegue-o pelo dorso e aconchegue-o no colo.
Ele deve ter contato todos os dias com o ser humano a fim de acostumar-se com o contato. Caso ele não queira ele pode morder, debater-se. Respeite o desejo do animal.

  • Outros cuidados!
As pontas das unhas podem ser cortadas próximas à base. Existem no mercado alicates para cortar unhas de cães e de gatos que também pode ser usados em coelhos. É aconselhável que se corte a unha pelo menos a cada três meses.

  • Dentes
Como os incisivos crescem durante a vida toda, é importante fornecer ao coelho algo que possa gastar os mesmos. De cenouras, madeira de pinus seca, alimentos duro, evite dar produtos industrializados.

  • PESO E TAMANHO
NUNCA deixe seu coelhinho obeso. O máximo de cada raça abaixo:
  •  Mini-lops têm peso ideal entre 2,4 e 2,7 kg e comprimento entre 25 a 30 cm.
  • holland-lops  são um pouco menores entre 1,4 e 2,0 kg e comprimento entre 25 a 30 cm.
  • fuzzy-lops ficam entre 1,6 e 2,0 kg e comprimento entre 25 a 30 cm. 
  •  Lion-heads, ou mini-lions, podem ter entre 1,6 e 2,0 kg.
  • O hermelin, ou mini-holandês é um dos menores, ficando entre 1,3 e 1,5 kg e até 25 cm.
  • CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS

Nome científico: Oryctolagus cuniculus.
Sua expectativa de vida é de 7 a 9 anos quando bem tratados;
Apesar de parecerem roedores, coelhos e lebres não são classificados como tais. Zoologicamente eles são lagomorfos. A principal característica que os diferem dos roedores é a dentição. Lagomorfos têm 4 dentes incisivos no maxilar superior e os roedores somente 2. Em ambos, os dentes não páram de crescer por toda a vida;
Os coelhos são coprófagos. Isso quer dizer que o alimento passa duas vezes pelo aparelho digestório. Sim, eles ingerem as próprias fezes que, da primeira vez que passa pelo tubo digestório saem com consistência pastosa e ainda contém algumas propriedades nutritivas. Ele o fazem para ter um aproveitamento completo do alimento;
Os coelhos atingem a maturidade sexual por volta das 18 semanas de vida;
O período de gestação das coelhas varia de 29 a 32 dias;
Em uma mesma cria a coelha pode ter de 2 a 10 filhotes;
Os filhotes começam a abrir os olhinhos com 12 dias de vida;
Os filhotes são desmamados com 5 semanas de vida por isso, cuidado com criadores que  vendem filhotes com idade inferior a esta dizendo que não haverá problemas. Os filhotes NECESSITAM desse período de amamentação para que cresçam fortes e saudáveis;
Você pode achar estranho ou até ficar preocupado mas, esses animaizinhos costumam se jogar de lado parecendo que estão tendo um "ataque". Isso é perfeitamente normal.

A cor da urina dos coelhos pode ter cores variadas: amarelo em vários tons, leitosa, alaranjada desde claro até quase vermelho. A variação de cor se dá basicamente pela alimentação variada, mas pode ser também por pouca ingestão de água. Se for vermelho mesmo fique atento pois pode ser que seu coelho não esteja saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário